Cubo Magico em 20 passos

Cubo Magico em 20 passos

Cubo Magico em 20 passos

Não importa o quão as cores estejam misturadas, qualquer pessoa conseguirá resolver o desafio do Cubo Mágico em 20 passos. Isso é o que garante uma equipa de pesquisadores que contou com a ajuda do Google para executar a fórmula, que contém os algoritmos complexos.

O objectivo da pesquisa é permitir que todas as 43.252.003.274.489.856.000 combinações do quebra-cabeça possam ser resolvidas em cerca de 20 passos.

“Foi preciso 15 anos de estudo até chegar a esse resultado”, explica a equipa envolvida no projeto.

O Cubo Mágico, também conhecido como Cubo de Rubik, é um quebra-cabeça 3D. Ele foi inventando em 1974 por Erno Rubik, um escultor e professor húngaro. Desde que a obra foi licenciada como um brinquedo, o objecto tornou-se o quebra-cabeça mais vendido no mundo.

Resolver o desafio pode demorar de segundos a horas. O recorde mundial de 7 minutos e 8 segundos foi registado em 2008.

A menor sequência de movimentos para resolver o quebra-cabeça, baseada nos algoritmos mais eficientes, é conhecida como o “número de Deus”. Em 1981, o menor número de movimentos usados para solucionar o desafio foi 52. Em 2008, ele foi reduzido para 22. Para chegar a esse cálculo, matemáticos, um engenheiro da Google e um programador dividiram o problema em 2.217.093.120 partes. A partir daí, os pesquisadores usaram a infraestrutura da companhia americana para processar a informação e chegar a uma conclusão.

Mais detalhes sobre o “número de Deus” em http://cube20.org/

Carlos Cardoso

Carlos Cardoso é formador especialista em ferramentas de Design, Web, e Marketing Digital, É Adobe Certified e Google Partner. Além da formação personalizada é docente em diversas instituições e presta diversos serviços em Estratégia Digital de forma a melhorar a presença online das empresas.

Os comentários estão fechados.