Adobe Presenter 10 (Novidades)

Adobe Presenter 10 (Novidades)

Adobe Presenter 10 (Novidades)

E eis que hoje vou falar  de um programa que já anda no mercado há algum tempo e que tem um potencial incrível! Sim, já devem ter reparado no software ao qual me refiro… Isso mesmo! O Adobe Presenter 10!

O Adobe Presenter 10, (e reparem é a versão 10) portanto estamos a falar de um software que foi evoluindo, estando cada vez mais maduro e neste artigo vou falar-vos sobre os aspetos/funcionalidades que gosto particularmente nesta nova versão do Adobe Presenter 10, e as vantagens de usar esta ferramenta.
Mas antes disso para quem nunca ouviu falar do Adobe Presenter ou está na dúvida em relação ao que faz, o Adobe Presenter é um software que funciona como um Plugin dentro do próprio Microsoft PowerPoint!
É essencialmente um EXTRA para o tão conhecido Powerpoint que ao ser instalado cria um novo separador com diversas funcionalidades que permitem por exemplo criar palestras em vídeo HD para apresentações em sala de aula, para projetos de ensino a distância (EAD) cursos e sessões MOOC, é possível também  gravar o conteúdo do ecrã / tela simultaneamente com o vídeo da webcam ou transformar slides do PowerPoint em eLearning interativo com recursos prontos. Outra situação excelente é poder controlar o acesso ao conteúdo e o desempenho dos alunos com o painel de análise interno ou por meio da integração com os principais LMSs como por exemplo o Moodle. Ou seja o Adobe Presenter é indicado para Tutores, Professores, Formadores e para todos os Profissionais que precisem criar conteúdos para e-learning (EAD) interativos e que o consigam fazer de uma forma rápida e simples.

Ora bem, depois das apresentações vamos às novidades da versão Presenter 10  e posso destacar precisamente… 10!

1- Publicar em HTML5
Já não era sem tempo! Nos dias que correm temos mesmo de ter esta opção em basicamente tudo, até porque outras ferramentas similares já o faziam anteriormente. E a Adobe aguardou algum tempo de forma a fazê-lo da melhor forma. Nas outras versões do Presenter a Adobe disponibilizou uma app para dispositivos móveis que permitia aceder a aulas e cursos publicados em Flash através do Presenter. Agora podemos publicar diretamente em HTML5 e assim permitir aceder a conteúdos em qualquer dispositivo móvel sem a necessidade de uma aplicação própria. Podemos incluir qualquer objeto vindo do PowerPoint, pois agora são muito mais compatíveis. É possível portanto publicar em Html5, Flash ou ambos ao mesmo tempo. E o que é excelente é que podemos publicar em ambos os formatos e partilhar o mesmo link do projeto, que ao ser lido por determinado dispositivo é automaticamente reencaminhado para ler na versão HTML5 ou Flash dependendo da compatibilidade. O facto de ainda podermos publicar em Flash (swf) é “ainda interessante” ou um “mal necessário” pois pode acontecer que muitas pessoas usem browsers que não suportem o Html5 e assim ainda conseguimos ter o nosso projeto a funcionar, outra situação é que os ficheiros em SWF são leves para fazer download o que em alguns casos também é uma vantagem.

2- Quizzes e acompanhamento do progresso (HTML5)
O Presenter 10 também suporta perfeitamente os quizzes (questionários) em HTML5
Permite portanto salvaguardar o progresso do aluno no seu LMS ao publicar em AICC, ou em SCORM (versões 1.2 e 2004) 

3- Ferramenta Video Express
Esta opção foi remodelada e agora temos algumas opções de vídeo muito úteis, como exemplos de introdução género vinhetas, e a possibilidade ao gravarmos o ecrã (tela) podermos também gravar ao mesmo tempo com a webcam, e no resultado final poder optar muito facilmente por escolher uma delas ou mesmo ambas. Também foi melhorado as opções de edição de partes do vídeo, trabalhar com zoom, adicionar textos género legenda, etc.

4- HD vídeo (independentemente do Hardware)
Criar video HD é agora muito mais simples. É possível gravar com máxima resolução do nosso ecrã. O editor de vídeo permite-nos diversas opções para melhorar a qualidade do nosso vídeo, como por exemplo a opção de remover ruidos e equilibrio de cores.

5- Analytics do Presenter
Agora a análise no Presenter é muito mais completa. Pois podemos consultar uma série de métricas que nos permitem saber a atenção e interação que o nosso vídeo ou apresentação gerou. Até ao pormenor do tempo passado em determinado slide ou seção da apresentação, onde existe mais adesão e pontos de desistência, ajudando na análise para saber onde houve mais e menos interesse. Isto é muito útil pois vai permitir perceber o que devemos melhorar.

6- Colaboração
Na versão do Presenter 10 esta caracteristica está optimizada. Agora é possivel aos alunos comentar em qualquer parte da lição ou colocar questões em que se torna possível ao professor/formador ou a outros alunos responder. É possível ter o papel de moderador e monitorizar quem é mais participativo e até premiar esses alunos dando aos comentários pontuação de 1 a 5 estrelas. O professor/formador pode obviamente também colocar questões e ir monitorizando as respostas dos alunos.

7- Suporte para Tablet
Agora já podemos fornecer novas funcionalidade aos alunos quando acedem aos conteúdos publicados pelo Presenter como por exemplo:

– Uma tabela de conteúdos acessível para navegar de slide em slide
– Possibilidade de ativar ou desativar notas
– Com um toque no ecrã mostra/esconde a tabela de conteúdos
– Passar de slide em slide facilmente com o Swipe do Tablet

8- Interface melhorado
Diversas partes do Adobe Presenter foram melhoradas. A que pessoalmente gostei mais foi na parte do vídeo e na captação de ecrã/tela. O design está mais minimalista e funcional com apenas 3 botões. Botões esses que permitem controlar o que será gravado.
Mesmo nas opções de Zoom e movimentação está mais simples de aplicar usando a linha do tempo.

9- Pausar / Continuar
Esta opção funciona do género de “separador de livro” neste caso aplicado aos conteúdos, pois podemos por exemplo quando saimos de uma lição continuá-la mais tarde exatamente onde tinhamos ficado. Isto é funcional mesmo usando um computador e depois mudar para um dispositivo móvel.

10- Ficheiro de legendas .SRT
Os ficheiros SRT são ficheiros compativeis e standard de legendas. E agora o Adobe Presenter 10 permite salvar as nossas legendas nesse formato o que arquiva todo o conteúdo e registo de tempo.
Como podem ver o Presenter 10 é sem dúvida uma ferramenta fantástica para criar conteúdos rápidos de e-learning, como gravação de ecrã em vídeo HD, conteúdos interativos usando também todo o potencial do já conhecido PowerPoint, usar personagens e cenários nos seus projetos e ainda analisar detalhadamente todo o progresso dos seus cursos/conteúdos que podem ser publicados em HTML5 ou SWF (Flash) e lidos em qualquer dispositivo móvel ou computador.

Conclusão? Vale a pena usar/actualizar?

Sem dúvida! O Adobe Presenter é sem dúvida um excelente programa com enorme potencial na criação de conteúdos rápdos para e-learning.
Pode adquiri-lo através do site da Adobe com o valor de 177,12€ na versão Professor/Estudante e 244,77€ na versão standard. Aproveito para referir também que o Adobe Captivate pode ser usado em conjunto com o Adobe Presenter e existem imensas vantagens de usar os dois programas, mas isso fica para um outro artigo a comparar Adobe Captivate VS Adobe Presenter. 🙂

Existe algum curso Adobe Presenter?
Com certeza! Aqui mesmo!
Está disponível o curso completo Adobe Presenter que poderá ser feito presencialmente, ou Online!
Entre em contato.

Até já!
Carlos Cardoso

Carlos Cardoso

Carlos Cardoso é formador especialista em ferramentas de Design, Web, e Marketing Digital, É Adobe Certified e Google Partner. Além da formação personalizada é docente em diversas instituições e presta diversos serviços em Estratégia Digital de forma a melhorar a presença online das empresas.

Os comentários estão fechados.